Assessoria jurídica: por que ela é importante? | Damha Filho
Qual a importância de uma assessoria jurídica especializada?
Qual a importância de uma assessoria jurídica especializada?

O desejo de todo empresário ao criar o seu negócio é que ele desponte. O sucesso de qualquer empreendimento se dá através de muito trabalho, comprometimento, união de equipe e uma boa assessoria jurídica.

Ninguém é especialista em todas as áreas que abrangem uma empresa. Perder tempo tentando resolver problemas que fogem do seu know-how é perder dinheiro e oportunidades de crescimento.

Independentemente do tamanho e do segmento da sua companhia, é vital que ela esteja em concordância com a lei. Portanto, enquanto você fica focado no core business da sua organização, ter uma boa assessoria jurídica pode evitar dores de cabeça.

Um empreendimento bem assessorado juridicamente tem sempre as melhores bases para as tomadas de decisões de forma segura e assertiva. Ainda mais em tempos de crise, onde aspectos como recuperação de crédito, a reestruturação do negócio, estratégias como recuperação judicial, e tantas outras questões estão muito presentes.

A assessoria jurídica não deve ser vista como um custo e sim, um investimento.

Assessoria jurídica: o que é?

É uma atividade jurídica, prevista pelo artigo 1º, inciso II da Lei no 8.906/94. Só pode ser realizada por um advogado, desde que esteja devidamente inscrito na OAB.

Tem por objetivo prevenir riscos e percepção de benefícios legais, desenvolver ferramentas e auxiliar a empresa ou pessoa física na execução das suas tarefas diárias, assumindo a responsabilidade por todos os procedimentos legais da mesma.

Esse serviço pode ser prestado em várias áreas do direito, como, Empresarial, Civil, Trabalho, entre outros.

Assessoria jurídica: quais os benefícios?

 

Prevenção e redução de custos

Infelizmente a maioria das empresas contrata o serviço de um advogado apenas quando o problema já aconteceu. Esse procedimento tende a sair muito mais caro. Até porque, um transtorno desencadeia outros e o advogado foi contratado para uma pontualidade.

É um trabalho muito mais preventivo do que restaurativo, por isso diminui os custos;

 

Credibilidade

Traz respeito à marca em meio a concorrentes, fornecedores e clientes. É uma forma para evitar cláusulas abusivas ou obrigações indevidas. Além disso, a presença de um advogado numa negociação impõe respeito e demonstra que a companhia está amparada juridicamente;

 

Segurança

Ter um amparo jurídico traz confiança para tomar as melhores decisões. Isso influencia na produção e nas vendas, consequentemente nos lucros. Ter esse tipo de serviço deve ser analisado como investimento.

O conhecimento legal que o advogado possui facilita uma análise de contrato, a condução das negociações e evita ações trabalhistas. É um tipo de serviço que traz muito mais retorno do que gastos à organização.

Gostou do texto? Conheça o trabalho de assessoria jurídica realizado pela Dahma Filho. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

Leia também: 6 Dicas para escolher um bom escritório de advocacia tributária

Damha Filho Sociedade de Advogados em Campinas, SP

 

 

 

Deixe uma resposta